Caridade do Rio, Caridade Mercador ou Caritat Mercador —o sobrenome de seu marido, foi uma militante comunista catalã e agente da NKVD soviético. É especialmente conhecida por ser a mãe de Ramón Mercader, o assassino de León Trotsky, e por ter participado pessoalmente da operação.

Caridade Mercador pertencia a uma família abastada, de origem indiano, a Barcelona do começo do século XX. Casou-Se jovem com Paulo Comerciante, associado da burguesia fabril de barcelona, de quem tomou o nome, e com o qual teve 5 filhos. Após o fim de seu casamento com Paulo Mercador se afastou de sua família e deu as costas pra tua classe social. Frequentou os círculos anarquistas e enfim aderiu ao ideário comunista. Participou nos combates para terminar com a revolta militar em Barcelona e entrou pras colunas partiram pra Aragão, onde foi ferida, desse modo teve que retornar para a retaguarda. Nas fileiras do PSUC, alcançou certa notoriedade (foi apresentada como a “Paixão catalã”).

  • 2, o Presidente da Assembleia Constituinte das Províncias Unidas da América Central
  • Postiga: “As vitórias têm sido uma modificação de execução”
  • Não, não o creio. Sou um homem como cada um. Só me toca interpretar o protagonista
  • Roll – The Working Title
  • 2 Denúncia judicial
  • vince e seis Definição não faz significado
  • “É uma monstruosa injustiça desqualificar a transição”

no desfecho de 1936, chefiou uma missão de propaganda no México e, posteriormente, ficou agente da NKVD em Portugal. Seu filho Ramon, assim como associado do PSUC e oficial do exército republicano, foi igualmente exercido por espionagem soviético ao longo da briga —provavelmente com a intervenção de tua mãe— e treinado pra eliminar Leon Trotsky, exilado no México. Em 1944, teve a permissão pra sair do povo pra adquirir a libertação de seu filho.

Mas, contrariando as condições determinadas, viajou para o México, onde se levava a cabo uma operação secreta pra atingir que Ramón Mercader huyese da prisão. A presença de Caridade Mercador foi contraproducente, uma vez que as autoridades mexicanas aumentaram as condições prisionais, de Ramón e os soviéticos abandonaram a tua operação, sem conquistar pegar da prisão.

Ramón nunca perdoou a interferência de sua mãe. Após o fracasso da operação, da Caridade, que se estabeleceu em Paris, desfrutando de uma pensão soviética. Viajava as vezes à União Soviética pra visitar seus filhos, Luis e Ramon, que havia se instituído ali, após executar sua pena no México.

Nasceu em Santiago de Cuba, em 1892, no seio de uma família rica. Barcelona, onde se integraram a elite social da cidade. Caridade teve, ao menos, 2 irmãos. Caridade, teria simpatizado com os independentistas cubanos. Caridade estudou no colégio religioso do Sagrado Coração de Sarriá, passando temporadas bem como nos centros que a congregação católica tinha em Paris e em Londres.

, Graças a isso, falava perfeitamente o francês e inglês. Aparentemente, durante a sua adolescência sentiu o chamado da vocação religiosa, se bem que não chegou a inclinar-se para ela. Seu pai, Narciso Mercador Sacanella, havia começado o negócio com uma fábrica em ribeirão preto, expandindo-se por meio do estabelecimento em Barcelona de numerosas fábricas mais. Tratava-Se de uma ligação que unia as duas famílias endinheiradas da burguesia de barcelona.