Psicologia Lluís Serra, que realizou tua tese de doutorado sobre esse sistema de identificação de tipos de personalidade e que acaba de escrever o livro “O eneagrama das paixões’, baseado nesse trabalho. Esta tese é pioneira na observação da escola do eneagrama, um sistema que tem levantado perguntas em setores da psicologia mais convencional, que argumentam que não tem nenhuma apoio científica. Serra, que também é bacharel em Teologia e em Filosofia. Serra acredita que o caso de que o eneagrama é associado a um símbolo geométrico “poderá fazer imaginar em um outro tipo de conhecimento, de tipo astrológico, mas o eneagrama é uma abordagem que tem seu rigor e o teu estudo”.
Também, ressalta que a tese de que ele foi feito, que cumpre todos os requisitos que dão seriedade e que validam um trabalho nesse tipo. De fato, é baseada em 6 entrevistas por cada tipo de personalidade em línguas espanhola e italiana.
Serra destaca-se o potencial que o álbum, que tem como ferramenta de desenvolvimento pessoal. Explica que, uma vez que se tem entendimento do respectivo eneatipo é no momento em que se “tomar consciência” de que é aquilo que move a cada pessoa e é possível “acordar a minha maneira de ser”. Serra, que explica que, originariamente, os pecados capitais eram 8 e não sete, porque o orgulho acabou absorvendo a vaidade.
quanto ao terror, associada ao eneatipo seis no eneagrama, e que não é um pecado capital, Serra destaca que “o susto se confundiu com o santo temor a Deus e foi entendido como alguma coisa positivo”. Além disso, aponta que já no século XIV Ramon Llull desenhou um símbolo similar com o do eneagrama, contudo formado por três triângulos equilateral.
Para Serra o eneagrama é um instrumento muito intrigante que necessita ser usado com muita inteligência, sabendo que é o mapa não é o território”. Ele está convencido de que um de seus inconvenientes é a tua utilização de forma frívola, “o segredo de controlo dos outros, visto que é uma coisa que faz mal”, diz.
- Facebook Facebook Oficial Anastasia McQueen
- vinte e três Igreja de San Carlos Borromeo
- 1994 – The Seven Sign
- Deve ser mantido um equilíbrio entre as peças que ganham e as que se gastam
- um Chegada a Barcelona
- Faça bolinhos em forma de câmera em 10 minutos
Trailer do filme ‘9’, produzida por Tim Burton. Antonio Díaz Deus, ‘coach’, construiu um paradigma de ‘coaching’, o integrativo, fundamentado no emprego do eneagrama como instrumento de desenvolvimento e de mudança pessoal. O nome integrativo que Díaz Deus apresenta a esse tipo de ‘coaching’ é em razão de tenta que os seus compradores integrem a ponderar, no constatar e o fazer.
Díaz Deus, que trabalha com o eneagrama há mais de 20 anos. Mas o discernimento pessoal não é o único campo em que se utiliza o eneagrama. A Fundação Claudio Naranjo está convencida de que aplicada ao âmbito escolar pode cooperar para a educação emocional dos alunos. Para esta finalidade, existe um par de anos leva o programa SAT, das iniciais em inglês de buscadores da verdade, as comunidades escolares. O 8, o lascivo. Os atores também utilizam o eneagrama pra criar suas protagonistas, segundo conta a atriz e ‘coach’ de intérpretes Lorena Bayonas, que é parceira do programa SAT e dirige o Centro do Ator em Madrid. Bayonas explica que ainda mais atores que seguem este programa projetado por Cláudio Naranjo.