Pois teria que começar a fazer um tanto de exercício”, diz o médico, movendo a cabeça. E não domina por onde começar. Como um passeio, um centro de fitness, da piscina? É Desse modo que agora os médicos de família têm um menu específico de atividades físicas recomendadas segundo o que lhe doa teu paciente e conforme seu ambiente e tuas situações pessoais. Para encerrar com essas página oficial tão difíceis de interpretar acertadamente. O Grup d’Exercici física. co da Societat Catalana de Medicina de Família i Comunitària (Camfic) tomaram esta iniciativa pra que os médicos receten exercícios. A hidroginástica, tão favorável pra aqueles que sofrem em tuas articulações, é muito recomendável para aperfeiçoar, por exemplo, a socialização. Ajuda, de forma especial se o ponto fraco é a solidão, a depressão, a aflição.
Outros exercícios aquáticos vão muito bem para as artrose, pelo motivo de são feitas sem carga ou embate (não pesa tanto submersos) e tem efeitos analgésicos para aqueles que sofrem de fibromialgia. A ideia é que a recomendação se adapte a cada pessoa, para adquirir a continuidade e atingir o intuito mínimo de ativação de meia hora por dia, cinco dias por semana.
- Sofre de pressão nas artérias alta e não toma medicamentos pra controlá-la
- 10 – Adoptá um animal de estimação
- Ajuda a recuperar a maneira física, a energia, a vitalidade
- 2 abril 2019-21:24
- Aprender a ser persistente
- se Favorece a liberação de endorfinas, substâncias que favorecem o bem-estar emocional
E, no caso de garotas, uma hora por dia, cinco dias por semana. “Porque esse é o mínimo necessário pra quebrar o sedentarismo no Brasil, não chegamos a 30% disso”, lembra a doutora Montserrat Romaguera, especialista em medicina do esporte e afiliado do Camfic.
O sedentarismo é um flagelo da comunidade espanhola e leva ao aumento da obesidade -“somos medalha de prata no mundial da obesidade”, diz a especialista – e atire a diabetes, acidentes vasculares cerebrais, frequente de peito. E a pior parcela é a das meninas. Se orientar ofertas concretas do ginásio mais próximo, de modo personalizada, é o primeiro alvo, ela assim como incentiva os médicos a terem em conta hábitos ativos ao ar livre, concretizando dependendo de onde você vive.
“Como por exemplo, em Ubatuba há 11 circuitos marcados pra percorrer caminhando com ambientes bonitos, agradáveis, com bancos e com pias próximas. A experiência está iniciando a funcionar. Já há grupitos”, explica a doutora Romaguera. Levar a bicicleta dobrando-se no trem pros que vivem numa cidade e trabalham em outra, passeios por circuitos que tenham em conta a necessidade de lavatórios para as pessoas mais velhas, ou correr acertadamente. A proposta dos médicos de família inclui certa cumplicidade municipal que nem sempre existe.
Outra intervenção considerável seria abrir espaços de creche em academias de ginástica. “A faixa etária menos ativa é de mulheres jovens com filhos”. A frequência aumentou em estabelecimentos que dão este serviço, como o Clube Natació Sabadell.