Absolutamente sim. O cérebro dá certo como um massa magra que se desenvolve em função do treinamento que você recebe. Deixar de usá-lo, implica a sua atrofia. Sobretudo a partir dos cinqüenta anos, as pessoas deveriam se preocupar em obter hobbies que lhes manter intelectualmente ativos e reduzir as atividades que não envolvam vigor mental, como observar tv.
Há alguns anos, pensava-se que a perda de neurônios-células que constituem o grosso desta reserva – associada ao envelhecimento era inevitável e irreversível e que, assim sendo, o declínio cognitivo bem como era um processo irreversível. E como é possível preservar e até mesmo ampliar esta reserva cerebral?
“atividade mental é a mais querida maneira de investir no cérebro”, responde Carneiro. Finalmente, mostra que essas afirmações estão iniciando a objetivarse devido a outras experiências, levadas a cabo com técnicas de imagem (ressonância magnética e TAC). “Isso ou melhor que, para fazer a mesma atividade requerem um empenho menor e, assim, exigem um desgaste neurológico pequeno”, explica o professor da Universidade de Navarra.
- Para origami
- Sedentário ……………. Índice basal x 1.Dois ( pouco exercício )
- dois jogos de Vídeo para fazer exercício em residência – Just Dance
- Redução de nosso comércio exterior com os países limítrofes
- São João. (pertencente ao calvário da Catedral de Popayán)
- 2 Exercícios para remover cartucheiras – Floor wipers
- Não passem fome
Há uma sentença anglo-saxônica: ‘Use’ ‘it or lose it’ (ou você o usa, ou o perder) que, na avaliação de Martinez Lage, condensa a mensagem que necessita difundir para a população. “O cérebro é como um músculo; ou se exerce ou se atrofia”, resume o especialista. Segundo os especialistas consultados pela SAÚDE o considerável, acima de tudo, se a ocupação do serviço ou das tarefas cotidianas, não são estimulantes do ponto de visibilidade intelectual, é adquirir um recinto que permita exercer o tecido neurológico. Assim, se ao invés optar por visualizar apenas culebrones se intercalam assim como concursos do tipo “passa-a-frase’, ‘Números’ ‘letras’ ou ‘ Como mostra um botão.
A drª Patricia McKinley, da Universidade McGill (Canadá) recrutou trinta idosos-entre sessenta e dois e noventa anos, de ambos os sexos que viviam sozinhas, e que no ano anterior, o acompanhamento haviam sofrido alguma queda. A metade da amostra, frequentou aulas de tango e o resto seguiu um programa de exercício físico fundado em passear, essencialmente.
Ao fio de conclusões como esta, os especialistas aconselham, além de investir na reserva cerebral por intermédio da estimulação do intelecto, cooperar com outras medidas que assim como demonstraram cuidar para manter o cérebro jovem. “Tudo o que é excelente para o coração o é assim como pro cérebro”, resume Martínez Lage.
como E no momento em que começar a elaborar todas estas atividades? Pois, logicamente, o melhor é cultivá-las no decorrer de toda a vida, porque, assim como também acontece no esporte, o essencial é praticá-lo regularmente e, pra esta finalidade, é necessário obter hábitos e costumes.
“Não há que esperar para ser pensionista, já que desse jeito será capaz de ser tarde excessivo; há que começar a 50 ou, melhor, antes”, enfatiza o professor Martínez Lage. “A aposentadoria é um ponto de inflexão muito primordial, contudo o excedente de tempo livre pode ser contraproducente se não for gerido de forma adequada”, coincide Carneiro. As famílias e a comunidade precisam tomar consciência desse ponto, analisando combater o tédio a todo custo. Além disso, as revisões médicas devem incluir uma verificação cerebral superior que faz com que a tensão ou o colesterol. Por sua divisão, as autoridades assim como podem auxiliar com o teu grão de areia para travar o envelhecimento mental da população.